quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jardim Zen, meu bem!

Vocês sabiam que existe jardim sem flores e sem plantas?  Estranho ou no minimo curioso, né gente? Trata-se do Jardim Zen que é um tipo de jardim muito original que simboliza o minimalismo e a simplicidade.
A palavra "zen" significa "seco", e a palavra japonesa para esse tipo de jardim é karesansui, ou seja, paisagem seca.
Composta quase exclusivamente de pedras e areia, este tipo de jardim tornou-se muito popular no Japão quando monges usavam jardins simples, como locais de meditação para acalmar e limpar suas mentes.

Um verdadeiro jardim zen nunca contém água. Em vez disso, se usa cascalho e areia para simbolizar a água. A razão pela qual a areia e o cascalho são utilizados como substitutos da água é porque eles podem ser esculpidos de forma que a água não pode.
Usando apenas um ancinho, um jardinista pode descrever ondulações, ondas do mar, rios caudalosos, ou ainda, lagos, a idéia é modificá-lo sempre.
Na maioria dos jardins zen, rochas tomam o lugar da vegetação. Pedras cuidadosamente colocadas na areia criam pontos focais, permitindo uma variedade infinita de formas de onda para acentuar a sua estrutura e posicionamento.
A relação entre a areia clara e pedra escura é outro elemento simbólico importante, e correlaciona diretamente com os conceitos de yin e yang.
A função filosófica de rochas é arranjá-los para representar objetos que são comumente encontrados na natureza como: montanhas, lagos, praias, rios, falésias e de rochas de tamanhos variados. A única vegetação tipicamente encontrada em um verdadeiro jardim Zen é o musgo, que é implantado para crescer em cima de pedras imitando o natural.
Alguns pequenos arbustos são utilizados, para enquadrar um jardim zen, mas apenas como um elemento de perímetro, e raramente, ou nunca, como planta de destaque.

4 comentários:

  1. Ei Renata, vendo imagens como estas, sinto paz e tranquilidade.
    Tão belo e tão simples. Cada coisa colocada cuidadosamente em seu lugar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois Claudia,
    os jardins zen proporcionam essa sensação de bem estar.
    Mas observa que mesmo com a proposta de serem feitos à base de areia e pedra sempre tem um verdinho colocado estrategicamente, porque só com areia e pedra também fica um pouquinho sem graça, você não acha?
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. É acho sim. O verdinho entre as pedras e a areia fica super bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata, estou ajudando a repaginar o jardim da casa da namorada.. Chegaram a tentar colocar grama anteriormente, mas mesmo com o cuidado diário ela não sobreviveu. Então surgiu a opção da brita, que foi espalhada após capinar. Foram acrescentadas algumas pedras maiores para decorar, mas ainda assim falta algo. Pensei em contornar as plantas com um dique de borracha e forrar com areia. Porém fiquei na dúvida se a areia fina prejudicaria as plantas.
    Existe alguma contraindicação?
    Abraços e obrigado,
    Sérgio

    ResponderExcluir