segunda-feira, 18 de abril de 2011

Hortinha em apartamento

Você tem um cantinho no quintal ou na varanda do apartamento que pega sol pelo menos algumas horas do dia? Então a boa notícia é que você pode cultivar uma mini-hortinha de forma orgânica, na sua casa mesmo.
Se você tiver espaço para fazer um canteiro no jardim ou no quintal, ótimo! Se não tiver, não se desespere: dá para cultivar em vasos e jardineiras também!

TER UMA HORTINHA EM APARTAMENTO PROPORCIONA:
* Alimentação saudável, sem agrotóxicos
* Descoberta do prazer gastronômico
* Uma decoração elegante e com aroma surpreendente
* Aprendizado das crianças e respeito pela natureza
* Atividade terapêutica e de relaxamento

Se animou com a ideia? Então mãos a obra!

Pra montar sua mini-horta você vai precisar de:
- Um vaso que tenha um buraco embaixo para drenagem da água e que tenha pelo menos 20cm de profundidade.
- Argila expandida (aquelas bolinhas marrom).
- Terra orgânica adubada.
- Húmus de minhoca.
- Manta acrílica (um tecido cinza parecido com feltro).
- Mudas de temperos.
- Plaquinhas com nome dos temperos.

Veja aqui o passo-a-passo para fazer sua própria horta:
 
1 - Escolha uma jardineira ou um vaso com furos na base. Cubra o fundo com pedras ou argila expandida para ajudar na drenagem da água.











2 - Sobre as pedras, coloque uma fina camada de areia. A função aqui é a mesma das pedras: evitar que o excesso de água se acumule no vaso e acabe apodrecendo as raízes das plantas.





3 - Depois cubra com um pouco de terra, que deve ser preparada antes: partes iguais de areia, terra comum e húmus de minhoca (ou composto orgânico).
4 - Transfira as mudas para a jardineira, em ordem de tamanho para uma não fazer sombra à outra. Elas devem receber no mínimo quatro horas de sol por dia. Nos dois primeiros dias, prefira um local com claridade indireta.

5 - Aí é só regar, o que deve ser repetido diariamente, de preferência no fim da tarde ou à noite e, a cada 90 dias, adube com húmus de minhoca ou algum tipo de composto orgânico. 

Agora que você já sabe como a preparar a jardineira para plantar veja como existem mil maneiras de cultivar sua hortinha, invente a sua!
 
 

2 comentários:

  1. Que dicas boas, vendo assim até que parece fácil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mas não é difícil não Claudinha, a gente tem é q arranjar um tempinho na vida pra se dedicar a essas atividades q nos aproximam da natureza de alguma forma. Mexer na terra, semear e ver uma plantinha brotar, não tem preço.
    Bjim no coração!

    ResponderExcluir